Diversão e Informação DE TODOS PRA TODOS: faça sua postagem e espie as dos outros...
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Doenças respiratórias no Outono

Ir para baixo

Doenças respiratórias no Outono Empty Doenças respiratórias no Outono

Mensagem  Guilherme Trindade 20.04.12 9:55

No Outono, estação caracterizada pela queda das temperaturas e pela baixa umidade do ar, médicos e demais profissionais de saúde se preparam para atender adultos e crianças que sofrem com problemas respiratórios.

As características da estação fazem com que doenças como asma, rinite e gripe se manifestem com mais força e atinjam aproximadamente 60 milhões de brasileiros. No entanto, algumas atitudes simples, indicadas pelo médico André Pereira, chefe da pediatria do Hospital Rios D’Or, no Rio de Janeiro, ajudam a manter a saúde nesta época seca do ano.

"A diminuição da temperatura, a baixa umidade relativa do ar e o maior nível de poluição atmosférica aumentam os casos de doenças respiratórias infecciosas, inflamatórias e alérgicas. É também época em que se proliferam os ácaros, que formam boa parte da poeira presente no ar", explica Pereira.

Segundo o médico, entre as doenças respiratórias infecciosas destacam-se os resfriados (causados por rinovírus) e gripes (causados pelo vírus influenza), sendo este mais grave, pois, além dos sintomas de resfriado, como coriza, mal-estar e dor no corpo, costuma causar febre alta e levar o paciente a ficar de cama. Outras doenças são otite, bronquite, asma, sinusite, rinite e conjuntivite. O rotavírus, responsável por casos de diarreia aquosa e contagiosa, completa a lista.

Há muitas formas de amenizar os efeitos que as doenças da estação causam à saúde e quem deve definir qual tratamento é indicado para cada caso é o médico, após avaliação criteriosa. Porém, Dr. André Pereira salienta a importância da vacinação contra a gripe para as crianças.

"É a melhor maneira de se proteger contra o vírus influenza. Depois de aplicada, a vacina leva cerca de um mês para fazer efeito. Isso justifica sua aplicação nos meses que antecedem o outono e o inverno. Embora sua eficácia não seja de 100%, a injeção garante sintomas mais amenos e tem de ser anual, uma vez que o influenza sofre mutações todos os anos", afirma.

Para as crianças, há também a vacina antipneumocócica, que protege contra pneumonias, otites, meningites. Bebês tomam três doses, com dois, quatro e seis meses de vida, e depois, um reforço aos 15 meses.

Outras doenças, como bronquite e asma, são, em geral, tratadas com anti-inflamatórios inalatórios e broncodilatadores. A rinite, que atinge um a cada sete indivíduos no mundo, também tem no uso de anti-inflamatórios locais e antialérgicos formas eficazes de tratamento.

Uma das formas de prevenir-se das doenças típicas das estações frias é evitar aglomerações e lugares pouco arejados. Também é importante deixar as janelas abertas para que a casa esteja ventilada. "Devemos manter a casa e o ambiente arejados, livres de poeira e sujeira, para evitar o agravamento de doenças simples, como a rinite e a sinusite. Evite também a exposição ao frio e à chuva levando sempre na bolsa ou no carro o ‘kit outono/inverno’ (casaco e guarda-chuva)", orienta o médico.

Outra recomendação importante é esterilizar os aparelhos de nebulização antes de utilizá-los. Também é preciso cuidado com as roupas. É comum tirarmos cobertores e blusas de lã do armário e usá-los diretamente. Porém, essas roupas guardadas estão cheias de ácaros, que são alguns dos principais ativos das crises alérgicas.

Como medidas de prevenção, o recomendável é lavar roupas e cobertas, secando-as ao sol, antes de usá-las. Deixar os travesseiros expostos à luz solar também auxilia no combate aos ácaros. Outra dica importante é lavar as roupas de cama com mais frequência, pois elas também acumulam ácaros, que se proliferam com facilidade nesse período mais seco.

Por Jessica Moraes (extraído do site: Vila equilíbrio)

Guilherme Trindade

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/04/2012
Idade : 38
Localização : Porto Alegre/RS

http://www.carpesomniu.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos